Promover o Sucesso – Escola para todos um projeto a decorrer no concelho

O projeto incide a sua intervenção no ensino pré-escolar e 1º ciclo das Escolas Básicas de Silvalde e Anta no concelho de Espinho.
Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a ADCE-Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Espinho, o projeto já em curso visa a redução e prevenção do abandono escolar precoce e a promoção do sucesso educativo. Integra um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas e de promoção de competências, direcionadas para toda a comunidade escolar (alunos, professores, pessoal não-docente e encarregados de educação).
O Projeto “Promover o Sucesso-Escola para Todos” abrange no total 525 crianças, 199 da freguesia de Silvalde e 326 da freguesia de Anta.
Tendo em vista a promoção e a igualdade de oportunidades dos alunos e a prevenção dos riscos psicossociais do insucesso escolar, o projeto intervém em meio escolar e em toda a comunidade envolvente com ações de sensibilização sobre Bullying, não-violência, prevenção do abuso sexual, educação ambiental, Segurança na Net e a importância do Brincar.
O Projeto “Promover o Sucesso-Escola para Todos” a decorrer nas Escolas Básicas de Anta e Silvalde resulta de uma candidatura no âmbito do programa com apoio comunitário NORTE 2020.
O vereador da Câmara Municipal de Espinho com o pelouro da Educação, Vicente Pinto afirma que “este projeto é mais um contributo do Município para colmatar lacunas e ajudar a melhorar as respostas dos Agrupamentos Escolares no sistema educativo e de aprendizagem das crianças do concelho.
Vicente Pinto refere que “ao nível do 1º ciclo e nos últimos quatro anos letivos tem-se registado uma evolução muito positiva nos índices de sucesso escolar que atingiram no ano 2018/2019 valores entre os 95% e os 100%“.